Não há um "quem sou", nem um "o que serei", só existe neste presente eterno um "o que estou" e o um "o que fui"!
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
O MELHOR QUE EU PODERIA SER
Quem é você?
A muito tempo atrás um amigo meu me fez essa pergunta tão simplória, confesso que quando ele me fez essa pergunta pelo contexto de nossa conversa pode percebe que ele estava esperando uma resposta comum com descrições corriqueiras de minha persona, aonde eu me definiria com alguns substantivos e atitudes e ele por sua vez estaria pronto para destruir essa minha ideia formada e me ensinaria um ponto de vista novo. Porem ao ouvir essa pergunta refleti sobre ela, posso dizer que mais profundo do que qualquer outra vez em minha vida.
Então após um momento de clareza sobre a pergunta eu olhei em seus olhos e disse:
- Não sei!
Pode parecer estranha esta reposta agora, mas o fato é que eu realmente não sabia. Como poderia eu me definir em toda a complexidade que sou e em palavras que muitas vezes podem parecer e serem insuficientes? Como poderia eu já ter uma opinião tão bem construída sobre minha pessoa tão jovem? Sem ter vivido a vida que estou destinado a viver?
Quando disse isto, meu amigo me olhou com uma mescla de surpresa e aprovação, ele partilhara do mesmo pensamento.
Não posso dizer o que nos leva ou o que sempre nos levou à nos rotularmos de forma tão rápida e sintética, o que temos em nós que nos leva a não nos esperarmos. Mas pude percebe com esta conversa que tive com este grande amigo, que o máximo que posso responder a quem me fizer tal pergunta é o “ o que estou”.
O que sinto em determinada época da minha vida, minhas aspirações e inspirações para o futuro, como me sinto em relação as pessoas que escolhi para estarem a minha volta, e como estou com minhas decisões até certo momento. O que adquiri no trajeto da minha existência de vida até o “Hoje”.
Dizer “o que sou” me colocaria numa posição imutável aonde não haveria mais chance de ir ou vir para minha mente e minha alma. Seria uma excelência única e um castigo eterno.
Por isso eu repreendo internamente quem diz com toda convicção, reprimindo as oportunidades que virão:
-Eu sou assim!
“Ser assim”, tira o livre arbítrio de ser melhor, de ir além, de continuar, de acreditar mais ou menos em algo ou alguém , de aprender, de viver. Oprimindo sua mente e seu coração, seu verdadeiro eu de realmente “estar” melhor e quem sabe no leito de morte abrir-lhe um sorriso e com certeza dizer do fundo do sua convicção, “ FUI O MELHOR QUE EU PODERIA SER!”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário