Dizem os cristãos que Cristo pagou por nossos pecados e através desse ato grandioso nós mortais e pecadores temos a oportunidade de viver ao seu lado após a morte.
Sempre me perguntei como teria sido isso? O porque ele teria tomado “sobre si” os meus pecados e com isso eu pudesse ter a chance de um futuro melhor? Qual era o mecanismo? Qual a pretensão desse ato?
Muitos simplificaram as respostas de minhas perguntas com a simples ideia de misericórdia divina. Não descartaria essa opção, mas também não a superestimo.
Logo quando entrei na religião que hoje tenho muito respeito, eles me explicaram que a ideia de misericórdia era correta mas ao estudar mais afundo pode notar de uma forma muito mais especifica como funcionou todo o mecanismo de que os cristão titulam como expiação. Apenas precisamos entender melhor as palavras como colocadas. Por exemplo:
Quando a ideia pecado aparece no cristianismo, não estamos falando nada mais, nada menos do que erros. Isso mesmo, erros, o pecado nada mais é do que nossos erros cometidos ao que sabemos sobre as regras do cristianismo. E quando somos convidados a nos arrepender de nossos pecados ou seja de nossos erros, ele não esta pedindo nada mais que voltemos atrás com nossas decisões errôneas. Por que ele pagou esses erros, sem a ação da expiação nós não teríamos a chance de voltarmos atrás com nossas decisões e assim nunca teríamos uma chance de um futuro melhor.
Mas ao entender isso algo ficou muito claro em minha mente, PRECISAMOS ERRAR.
Calma eu explico!
Não estou falando de você sair por ai cometendo todos os tipos de “erros” imagináveis, estou dizendo que o que nos torna mais adultos, mais maduros, mais fortes, é muitas vezes nossos erros.
Dias atrás estava assistindo um reality show e um dos temas que seria abordado era que os participantes demonstrassem em publico seus maiores defeitos ou em outra palavras o que eles mais se envergonhavam, umas das participantes disse que o maior problema dela era ser cobrada ou/e superestimada, sempre esperavam muito dela e ela se sentia impossibilitada de errar, de ser humana.
Conseguem entender o que acontece aqui?
Existe muitas pessoas assim, pessoas que não tem a coragem de errar, que não consegue por algum motivo ir além, isso se pode refletir em qualquer área de nossas vidas, nos cobramos tanto de nós mesmo e muitas vezes somos tão cobrados que não temos a grande coragem de errar, somos covardes a pontos de só buscarmos a perfeição sendo que a mesma pode vir a nós de uma forma muito mais clara e forte através de nossos erros.
Somos humanos, pra caminharmos nós caímos varias e varias vezes de joelho, pra aprendermos qualquer coisa que hoje dominamos bem tivemos que errar um pouco até chegar ao que consideramos bom ou perfeito, tenhamos talento naquilo ou não. Seja verdade ou não o que o cristianismo fala, uma coisa é certa. São de nossos erros que tiramos a grande lição de viver!